O SPED trouxe meios mais eficientes para os órgãos fiscalizadores detectarem erros e inconsistências nos arquivos das empresas. Para exemplificar, somente em 2017, graças à essa tecnologia, o Fisco enviou 3.543 alertas de inconformidade aos contribuintes.

Como resposta, o mercado vem ofertando inúmeras soluções, assim confrontando só a validação ou uma auditoria, e o que são cada uma:

Validar um arquivo SPED é analisar os campos lógicos, de forma que estejam no layout correto solicitado pelos Fiscos. Uma validação “sem erros” significa tão somente que o arquivo está legível sistemicamente e pronto para ser transmitido e processado. Fora isso, a validação não oferece nenhuma segurança quando o assunto é qualidade do conteúdo.

Auditoria Digital, realizada através de softwares com profundo alcance tributário, tem a função de minimizar os riscos na entrega definitiva dos arquivos digitais do SPED aos Fiscos. Por meio de análises e cruzamentos eletrônicos entre obrigações, são apontadas inconformidades nos arquivos, embasadas pela fundamentação legal vigente.
Desde 2010, os desafios do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) são uma realidade para as empresas. A demanda em aumentar a segurança e qualidade das informações entregues fez um crescente número de empresas povoar o mercado com ofertas de Ferramentas de Auditoria Digital.

• simulando os mesmos critérios utilizados pela tecnologia de auditoria do Fisco;

• Possuindo módulos da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal) e EFD- Contribuições;

• Realizando cruzamentos entre obrigações analíticas e sintéticas.

No entanto, mais do que constatar similaridades aparentes, é realmente minimizar os riscos das suas informações, e pra isso você precisará de uma solução de Inteligência Fiscal que confronte 100% do conteúdo de seus arquivos com a legislação vigente.

A Barbi Contabilidade possui essa ferramenta, minimizando seus riscos, maximizando sua segurança tributária e ajudando você a focar no seu negócio de fato.

MENU