Segundo relatório de estatísticas, divulgado pela Autoridade Portuária do Porto de Itajaí, aponta que a movimentação de contêineres cresceu 33%.
Em comparação a setembro do ano passado, foram movimentados 42.988 TEUs (Unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 32.362 TEUs.
Também houve expansão na movimentação de cargas no comparativo ao mesmo período do ano passado: a tonelagem movimentada passou de 387.795 para 456.154, destacando um crescimento de 18%.
No saldo geral, o índice mais expressivo foi registrado na quantidade de TEUs movimentados, com crescimento de 12%.
O relatório aponta o registro de 91 embarcações, que movimentaram 1.173.274 toneladas.
Das atracações, 40 foram na APM Terminals e Cais Público, 45 na Portonave, duas na Teporti, uma na Poly Terminals e três no Terminal Barra do Rio.
Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, observa que o crescimento do Porto é solido e muito superior à média nacional, que nesse último ano ficou em torno de 2%:
“Esse considerável aumento de 33% na movimentação de containers demonstra que o mercado tem reconhecido o trabalho feito por toda a equipe do Porto em parceria com sua arrendatária, a APM Terminals, e os avanços em toda a infraestrutura.Esperamos que com a nova Bacia de Evolução, esses números possam crescer ainda mais. Por isso a liberação dessa obra se faz urgente, pois alavancará um novo ciclo de crescimento”.
Fonte: www.noticenter.com.br