Como previsto pelo setor de Estatísticas e Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, o segundo semestre vem demonstrando sua característica no que se refere à movimentação portuária do complexo.
De acordo com o relatório final de estatísticas, 80 escalas de navios atracados foram registrados, obtendo 5% de crescimento, sendo 36 escalas na APM Terminals.
O décimo mês do ano registrou ainda uma movimentação de 1.092.133 toneladas.
Em específico, na margem direita do rio, na APM Terminals, foram movimentadas 405.707 toneladas.
Na movimentação total do complexo no segmento de cargas contêinerizadas no mês de outubro foram registrados 99.779 TEU’s (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), e na APM Terminals 38.566 TEU’s.
No somatório de janeiro a outubro deste ano, o complexo portuário movimentou 10.562.134 toneladas, sendo 3.534.539 na APM Terminals.
No comparativo (somente) do mês de outubro de 2017 para o mês de outubro deste ano (2018), a APM Terminal registrou aumento de 82% no total de cargas.
De janeiro a outubro de 2018 o aumento foi de 92% na APM Terminal e 2% no total do complexo.
“O padrão de movimentação dos meses neste segundo semestre vem se mantendo estável e a tendência para o final deste ano é um crescimento geral de 2% no complexo e 85% na APM Terminals. Podemos destacar que este crescimento da atividade portuária em Itajaí deverá incrementar positivamente a economia local e do Estado de Santa Catarina”, lembrou Héder Cassiano Moritz, assessor de direção da superintendência do Porto de Itajaí.
FONTE: www.noticenter.com.br