Mais de 17 mil declarações de imposto de renda de Santa Catarina estão retidas por apresentarem algum tipo de inconsistência nas informações. O número é referente a quatro anos, de 2015 a 2018. Segundo o auditor fiscal da Receita Federal Ari Sílvio de Souza, os contribuintes que caíram na malha fina estão sendo intimados.

“Os principais [casos] são omissões de rendimentos referentes a ações judiciais, rendimentos de aluguéis, por exemplo, e também relativos a despesas médicas”, afirmou o auditor fiscal.

Por meio de um código de acesso conseguido na página da Receita Federal, o contribuinte pode acessar a declaração e saber por qual motivo caiu na malha fina.

“Não precisa, às vezes, nem ir à Receita. A pessoa, consultando a sua declaração, pode observar que houve o erro, reconhece o erro, e pode retificar a declaração. Retificando a declaração, já fica solucionado o problema”, disse o auditor fiscal.

“Se for uma omissão de rendimentos, ele vai ter que declarar, aquele valor vai ser acrescido na declaração e se porventura ele tinha uma expectativa de receber uma restituição, deixa de receber e ainda dá o imposto a pagar, ainda corrigindo desde a data da entrega da declaração”, explicou.

Ele afirmou que, após a retificação, a restituição de quem tem direito demora cerca de 60 dias para sair. “Praticamente o próximo lote e, se for solucionado, o contribuinte será atendido”, finalizou.

Fonte: g1.globo.com

MENU