O índice de desemprego no Brasil caiu para 10,5% no trimestre fevereiro-abril, o menor nível para esse período desde 2015, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira (31).
Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma redução de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior (novembro-janeiro, 11,2%) e de 4,3 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre de 2021 (fevereiro-abril, 14,8%).
Apesar da melhora do índice, o desemprego ainda afeta 11,3 milhões de pessoas no Brasil.
Os indicadores econômicos representam o principal desafio eleitoral para o presidente Jair Bolsonaro, que buscará um segundo mandato nas eleições de outubro.
Para 54% dos brasileiros, a situação econômica tem “muita influência” na escolha do voto, segundo pesquisa recente do Instituto DataFolha.
A pesquisa, realizada nos dias 25 e 26 de maio, atribui 48% das intenções de voto ao ex-presidente Lula, seguido de Bolsonaro, com 27%. Em um possível segundo turno, Lula superaria Bolsonaro por 25 pontos (58% a 33%), três pontos a mais que a pesquisa anterior.