Para facilitar a consulta de dados financeiros do cidadão em um único local, o Banco Central do Brasil (Bacen) vai migrar o seu serviço Registrato para a conta gov.br a partir de fevereiro de 2023. A decisão atende à preferência dos usuários, afirma Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão (Deati), e foi publicada pela autoridade monetária na Resolução BCB nº 245 de 14/9, que revogou a Circular nº 3.728 e a Carta-Circular nº 3.680, ambas de 2014.
“Desde o início do ano, a maioria dos usuários já utiliza seu login na conta gov.br para acessar os sistemas do BC. Até fevereiro do ano que vem, aqueles que ainda não possuem conta gov.br poderão continuar acessando pelo login próprio do Registrato, mas vamos estimular as pessoas físicas e jurídicas a criarem o quanto antes sua conta gov.br”, detalha Gomes.
Pelo Registrato, o contribuinte pessoa física e jurídica pode acessar gratuitamente informações sobre a vida financeira, como dívidas com bancos e órgãos públicos, valores a receber, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio.
Migração natural
A migração dos serviços virtuais do BC para o portal do governo é um movimento natural, como atestam os dados de acesso da instituição. De fevereiro a junho de 2022, o BC informa que o gov.br foi a ferramenta preferencial de utilização de serviços do banco. O Fale Conosco do BC, por exemplo, teve 97% dos acessos via gov.br, seguido pelo Protocolo Digital (94%) e Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto (82%).
Ainda segundo o BC, o acesso ao Registrato via gov.br é o começo de movimento mais amplo de migração e aumento na segurança do usuário. Em um futuro próximo, todo acesso via identificação pessoal aos demais sistemas do BC serão feitos apenas pela conta gov.br.
Acesso
O acesso ao Registrato já é feito pela conta gov.br para quem tem uma conta aberta. Por outro lado, o contribuinte que ainda não tiver uma conta do portal público de serviços ainda consegue se cadastrar diretamente no Registrato, mas o prazo vai até 1º de fevereiro de 2023. O cadastro no gov.br é gratuito e pode ser feito clicando aqui.
Para quem tem login do Registrato, o acesso continua normal até a data limite. A instituição também anunciou que vai comunicar a mudança em todos os seus canais de comunicação.
Registrato
O Registrato foi lançado no começo do ano pelo BC e logo enfrentou problemas de acesso em função da alta procura dos cidadãos por consulta de valores a receber decorrentes de contas encerradas, cobranças indevidas de tarifas ou direitos financeiros não resgatados.
Com a queda da procura nos meses subsequentes, os problemas de instabilidade da plataforma foram reduzidos.
Fonte: Portal ContNews