O aumento dos custos é o que mais tem dificultado a vida dos donos de pequenos negócios, mas apesar disso eles estão evitando repassar os reajustes para os consumidores.

De acordo com a primeira edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9% deles repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas, 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa indica que os donos de pequenos negócios estão segurando o reajuste dos preços para evitar perder clientes, já que a maioria deles confirma que as empresas tiveram aumento de custos.

“Quase 8 em cada 10 pequenos negócios relataram aumentos dos custos nos últimos 30 dias, mas apenas 9% conseguiram repassar integralmente esses aumentos para os clientes”, observa.

A Pulso dos Pequenos Negócios mostra que 76% dos empresários registraram crescimento dos gastos, em um período de um mês e ainda que a elevação dos gastos com insumos e mercadorias, combustíveis, aluguel, energia, entre outros, foi a principal dificuldade para 42% dos empresários, seguida de falta de clientes (24%), além das dívidas com empréstimos (10%), impostos (4%) e com fornecedores (3%).

“A falta de clientes tem sido um dos principais motivos de preocupação dos empreendedores e diante da falta de consumidores e da redução do poder de compras das famílias, os pequenos negócios vão resistir ao máximo repassar esses custos para não perder vendas. Eles estão preferindo reduzir o lucro para manter os clientes”, avalia Melles.

A estratégia de não repassar os aumentos de custos está sendo adotada tanto pelos microempreendedores individuais (MEI) quanto pelos donos de micro e pequenas empresas. A pesquisa revela que o repasse total do aumento de custos para o preço final foi adotado por apenas 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos MEI.

Números da pesquisa
A primeira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios ouviu 6 mil donos de pequenos negócios entre 26 de agosto deste ano e 11 de setembro, nos 26 estados. A margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.

Quando questionados sobre se o aumento de custos da empresa foi repassado para os clientes, as respostas foram assim, de acordo com a categoria:

Pequenos Negócios

• 43% não repassaram;

• 47% foi repassado só parcialmente;

• 9% foi repassado totalmente.

Micro e Pequenas

• 42% não repassaram;

• 48% foi repassado só parcialmente;

• 10% foi repassado totalmente.

MEI

• 44% não repassaram;

• 47% foi repassado só parcialmente;

• 9% foi repassado totalmente.

Depois, quando questionados se nos últimos 30 dias sua empresa teve aumento dos custos, as respostas foram:

Pequenos Negócios

• 4% Não sabe;

• 20% Não;

• 76% Sim.

Micro e Pequenas

• 2% Não sabe;

• 22% Não;

• 76% Sim.

MEI

• 6% Não sabe;

• 19% Não;

• 75% Sim.

Fonte: Portal Contábeis com informações Agência Sebrae.

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