O eSocial, sistema pelo qual os empregadores comunicam ao Governo informações sobre os trabalhadores, como contribuições previdenciárias, folha de pagamento e informações sobre o FGTS, já é obrigatório para todas empresas.

Uma das mudanças mais significativas aconteceu na folha de pagamento, que teve os prazos para envio das informações reduzidos:

O eSocial exige a inclusão das informações de todos os trabalhadores antes da emissão da folha, por isso, o empregador deve ter cuidado ao preencher o cadastro dos trabalhadores ou com as informações que reporta a sua contabilidade.

Uma das soluções para atender aos prazos curtos é investir em tecnologia.

Com a ajuda de softwares de gestão de ponto, o empregador consegue automatizar processos e ter acesso às informações de maneira mais simples e rápida.

Hoje em dia existem inúmeros sistemas de gestão de ponto e acesso que entregam informações estratégicas para aumentar a eficiência operacional das organizações, as principais vantagens de adotar o uso de tecnologia na gestão de presença dos colaboradores são o acesso facilitado a informações em tempo real, integração de dados e legitimidade das informações coletadas.

Esses sistemas atuais atendem múltiplas unidades, perfis de usuários, escalas e jornadas e ainda tem integração com sistemas de folha de pagamento de mercado e ERPs (Planejamento dos Recursos da Empresa).

Para cumprir com os prazos e obrigações do eSocial, gerir de forma eficiente, bem como seguir corretamente com as leis e regulamentações, o uso da tecnologia através desses sistemas, se tornam essenciais.