A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) divulgou nesta sexta-feira (31) um alerta a todos os clientes da empresa no Estado. Segundo a companhia, criminosos estão ligando para as pessoas e mandando e-mails, fazendo cobranças de contas de energia que não existem. O problema está atingindo clientes de todas as regiões do Estado.

Nos telefonemas e nas mensagens, os golpistas alegam que, se os valores não forem pagos, os usuários podem ter o fornecimento cortado. Eles estão mentindo.

No caso das ligações, eles dizem às pessoas que são da 4ª Vara Federal e dizem que o cliente tem uma notificação pelo fato de a energia elétrica não ter sido substituída para o padrão digital. Eles também dizem que há uma multa a ser paga para a Celesc. Em seguida, eles passam uma quantia, que deveria ser depositada pelos usuários, ou a energia será cortada.

Por e-mail, a falsa notificação chega acompanhada de uma fatura, muito similar às que a própria Celesc emite. No entanto, o domínio do qual é enviada a mensagem não pertence à Celesc e a instituição financeira onde a quitação deveria ser feita também não é o Banco do Brasil.

A Celesc lembra os usuários que não faz cobranças por telefone, nem solicita depósitos bancários aos usuários. Já os clientes que optaram por receber a conta por e-mail precisam ficar atentos ao fato de que só são verdadeiras as contas que chegam pelo endereço celesc-fatura@celesc.com.br. Se o remetente não for esse e-mail, trata-se de fraude.

As contas da Celesc devem ser pagas no Banco do Brasil e o beneficiário deve constar como “Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc)”.

Clientes que tiverem dúvidas sobre algum procedimento envolvendo a Celesc podem buscar atendimento pelo telefone 0800 48 0120, na Agência Web ou no Chat Online. Em casos de emergências envolvendo a rede elétrica, como falhas no fornecimento, basta ligar para o número 0800 48 0196 e informar o problema.

FONTE: www.nsctotal.com.br

Veja um exemplo que aconteceu com nosso cliente:

MENU